I – Instruções para submissão de trabalhos científicos
- Para submeter o trabalho é necessário que o autor responsável pela submissão esteja inscrito no evento e com o pagamento da inscrição confirmado.
- Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o trabalho já
- Os trabalhos poderão ser pesquisas científicas ou relatos de casos.
- A propriedade intelectual e questões éticas, como o consentimento dos pacientes para divulgação e apresentação de dados e ou imagens referentes ao seu tratamento são de inteira responsabilidade dos autores do trabalho.
- Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais e TCLE que poderá ser solicitado no momento da apresentação.
- Os autores poderão selecionar a modalidade preferencial de apresentação: apresentação oral ou pôster eletrônico.
- APRESENTAÇÃO ORAL CIENTÍFICA
- APRESENTAÇÃO ORAL CASO CLÍNICO
- PÔSTER CIENTÍFICO
- PÔSTER CASO CLÍNICO
- O envio do trabalho é exclusivamente via site ennec.com.br
Para inserir seu trabalho na área de autor sugerimos fazer o texto no bloco de notas ou limpar a fomatação do Word com Ctrl+shift+V. Esta ação é necessária para não haver distorções no seu resumo ao inserir no sistema.
- O título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado, com limite de 250 caracteres.
- O corpo do texto não deve exceder 3000 caracteres com espaços e incluindo o título (não inclui autoria e filiação).
- Os resumos de pesquisas científicas deverão ser estruturados, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão.
- Os resumos de relatos de casosdeverão ser estruturados em: Introdução, Relato do Caso e Considerações Finais. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos incomuns com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham grande relevância.
- A instituição ou instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.
- Não inclua no resumo imagens (materiais fotográficos, exames de imagem etc.), gráficos ou tabelas. Estes devem ser inseridos somente no material que será apresentado no congresso.
- Deverão ser informadas no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave contidas no DeCS/MeSH
- Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrô Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.
- Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, se é um estudo em andamento, por exemplo, os autores devem apresentar resultados preliminares. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.
- Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos.
- Não serão aceitos trabalhos de revisão narrativa da literatura.
- Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas
II- OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
- O trabalho poderá ser enviado emportuguês, inglês ou espanhol. É fundamental que esteja gramaticalmente correto, caso contrário, poderá ser rejeitado.
- O prazo para submissão dos trabalhos é até: 10/04/2025.
- Serão aceitos até 3 (três) trabalhos por inscrição
- Cada trabalho poderá apresentar, no máximo, 05 (Cinco) autores. Insira os autores na ordem desejada.Quando o autor principal for um aluno de graduação, será necessário que o último autor seja o orientador.
IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também tem de se incluir na lista de autores.
- Os trabalhos aprovados serão divulgados na área restrita do autor, até 05/05/2025
- A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha efetuado o pagamento da taxa de inscrição.
- O autor principal poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho. Entretanto, à Comissão Científica reserva-se ao direito de alterar esta escolha.
- É condição para a submissão dos trabalhos a adequação às normas definidas, bem como a aceitação da apresentação do trabalho no dia e horário definido pela Comissão. A Comissão se reserva o direito de alocar as apresentações de trabalhos da forma como melhor convier à organização do evento.
- Atenção: todos os materiais produzidos sobre os trabalhos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder nenhuma alteração após a data limite para envio de trabalhos, incluindo grafia do título, resumo ou autoria.
- Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição
- Para receber o certificado do seu trabalho após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento.
- Será emitido apenas 01 (um) certificado online por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão confeccionados seguindo a ordem cadastrada de autores.
- A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão.
- Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.
- A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar trabalhos, sem informar os motivos da recusa.
- O envio do trabalho representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentá-lo, se aceito, durante o evento.
- A Comissão Organizadora e a Comissão Científica do congresso não se responsabilizarão pelo conteúdo dos pôsteres, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.
III – Premiação
– GRATIFICAÇÃO DA INSCRIÇÃO (ADESÃO) DO COBRAC 2026 – NATAL – RN.
PREMIAÇÃO AO 10 LUGAR DE CADA MODELO DE APRESENTAÇÃO
– APRESENTAÇÃO ORAL CIENTÍFICA
– APRESENTAÇÃO ORAL CASO CLÍNICO
– PÔSTER CIENTÍFICO
– PÔSTER CASO CLÍNICO
As premiações serão divulgadas no dia 07/06/2025 na solenidade de encerramento
IV – Instruções para trabalhos aprovados – Apresentação Oral
- Os trabalhos aprovados estarão listados e divulgados na programação científica oficial com: Data / Local e Horário da apresentação.
- Cada apresentação oral terá 10 minutos de duração e até 5 minutos de arguição pela banca avaliadora. A apresentação que ultrapassar os 10 minutos terá implicação na avaliação, e o tempo de arguição será descontado para não exceder o tempo máximo de 15 minutos para apresentador.
- É importante ressaltar que as apresentações devem ser padronizadas em Power Point (.pptx) e o tamanho dos “slides” no formato 16:9. O primeiro slide deve ser o oficial do ENNEC (estará disponível na plataforma para o apresentador baixar)
- As apresentações deverão ser salvas na “mídia desk” até uma hora antes do horário agendado.
- Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido o certificado.
V – Instruções para trabalhos aprovados – Pôster Eletrônico
- Os trabalhos que foram aprovados como e-posteres, serão expostos em “Totens” disponíveis para o acesso dos congressistas e autores, que serão listados e divulgados na programação científica.
- É necessário que o autor/apresentador do trabalho esteja presente no momento da arguição que estará divulgado na programação científica oficial com: Data / Local e Horário da apresentação.
- Cada apresentação terá 5 minutos de duração e até 5 minutos de arguição pelo avaliador. A apresentação que ultrapassar os 5 minutos terá implicação na avaliação, e o tempo de arguição será descontado para não exceder o tempo máximo de 10 minutos para apresentador.
- Os arquivos dos e-posteres deverão ser confeccionados em slide único, na orientação retrato, com dimensões 45 cm x 80 cm (largura x altura), salvo em formato .pdf e deverão ser enviados até o dia 20/05/2025, pela Mesmaplataforma de submissão.
- O autor que submeteu previamente o trabalho através do site, é responsável pela entrega pontual e formato adequado. A organização do congresso não se responsabiliza por arquivos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.
- A emissão do certificado de apresentação do trabalho é condicionada ao envio arquivo do pôster eletrônico, participação e apresentação no evento do autor responsável. Caso nenhum dos autores compareça no momento da apresentação não será emitido o certificado.
- Os templates serão publicados quando saírem os resultados dos trabalhos aprovados.